Xadrez na decoração: Dicas e inspirações para criar ambientes lindos!

casa-cor-salas-10-02

O xadrez é um clássico que nunca sai de moda. Como a moda e a decoração sempre andam lado a lado, muitos designers encontraram diversas formas de utilizar a padronagem em tecidos decorativos, móveis, utensílios, entre outros.

Uma decoração xadrez dá um toque sofisticado ao ambiente.

Então, se você está pensando em dar um “up” em sua casa, conheça tudo sobre essa tendência!

Um pouquinho de história!
A estampa que deu origem ao xadrez pode ter surgido por volta do ano 700, antes de Cristo. Acredita-se que a criação da padronagem seja feita pelos celtas, apesar da associação da estampa ser geralmente feita com os escoceses.

Pesquisas arqueológicas descobriram entre os objetos históricos do povo, tecidos de lã xadrez em forma de losango.

Sua imagem também é muito associada ao frio, porque as primeiras peças de xadrez eram feitas de lã. dsc02815 Tipos de xadrez.
Existem diversos tipos de xadrez. Conheça suas origens, formas e nomes.

Tartã: A palavra significa “tecido de lã leve”. Originário da Escócia, no século XVII, o tartã mais conhecido geralmente é na cor vermelha e está mais associado com o inverno.  Aparece na decoração de mantas e cobertas. Em tecidos leves, pode revestir sofás, poltronas e ser usado como cortina, almofadas, etc.

Burberry: Criada pela grife Burberry, a estampa existe desde 1920. Atualmente pode ser encontrada em bolsas, blusas, vestidos, saias e está presente também na decoração xadrez.

Vichy: Feito em pequenos quadrados, nos lembra toalhas de piquenique. Muito famosa nos anos 50, esta estampa está relacionada ao visual retrô. Na decoração, tornou-se um clássico dos estilos country.

Príncipe de Gales: Originária no século XIX, na Escócia, a estampa foi popularizada por Edward VIII, o Príncipe de Gales. Pode ilustrar a decoração xadrez em casas clássicas, podendo aparecer em estofados, almofadas e roupas de cama.

Argyle: A estampa em losangos é comum em suéteres, coletes e meias. Confeccionada inicialmente em tons mais sóbrios como marrom, preto e bege. Na decoração xadrez está muito presente em almofadas, mas pode estampar colchas e mantas também.

Pied de Poule: Em francês significa “pé de galinha”, figuras que inspiram a padronagem. Geralmente feita em preto e branco, sua popularização se deve a Coco Chanel. É comum ver a estampa em poltronas, paredes, abajures, almofadas, roupas de cama, móveis, entre outros.

Madras: Os indianos, inspirados nos trabalhos artesanais de patchwork criaram essa estampa, geralmente associadas a tecidos leves. Na decoração xadrez, a padronagem ilustra roupas de cama, cortinas, almofadas, louças e luminárias.

Buffalo Check: É uma variação da estampa Vichy, em preto e vermelho com quadrados maiores. Muito comum em roupas de flanela. Nas casas, é muito popular em cobertores e mantas. Pode ser usado também em cortinas, estofados, louças, entre outros.

xadrez estampas

Decoração de casa inspirada no xadrez.
O xadrez na decoração é ótimo para destacar algum elemento. 

Dentre os mais usados com essa estampa, podemos citar poltronas, almofadas, roupas de cama e até móveis!

Confira lindas decorações inspirada nessa tendência. Na foto da sala abaixo, o destaque ficou por conta das poltronas super modernas e do detalhe nas almofadas. casa-cor-salas-10-02 Se você quer uma decoração com mais destaque, invista em móveis com estampa em xadrez e até mesmo cortinas, que chamam muita atenção para o ambiente.  decoracao-com-xadrez-para-sala decoracao-de-sala-de-estar-xadrez Para a cozinha, você pode investir em alguns detalhes como toalhas de mesa, louças, acessórios. 31 xadrez-na-mesa Para você que não abre mão da ousadia, o chão e as paredes podem ser uma boa pedida na hora de jogar o xadrez, criando uma decoração estilo vintage clássica. Bela-Estampa-Xadrez-na-Decoracao-da-Cozinha x3 Para decorar seu quarto, você pode investir em roupas de cama, papel de parede e até mesmo acessórios com estampa em xadrez. Veja esse abajur cheio de estilo. São detalhes que farão a diferença em sua decoração. bhg7 O papel de parede deixa um ambiente aconchegante e mais clássico.  DECORAÇÃO-QUARTO-DE-CRIANÇA-LINDO-PAPEL-DE-PAREDE-e1435278708119 d E o banheiro?! Ele também pode ficar lindo com uma decoração em xadrez.  Os detalhes podem ficar por conta dos ladrilhos e pisos, que formam uma decoração moderna e muito bonita.  Banheiro-clássico-e-suave Banheiro-moderno-preto-e-branco E aí, o que você achou do xadrez na decoração?!

Conta pra gente! ♥

compartilhe