Crochê, conheça mais sobre ele!

linhas
A Origem:
 Cod. 3903 - Tapete Ornare - Cor 1
A  palavra Crochê foi originada de um termo existente no dialeto nórdico com o significado de gancho (que é a forma do bico encurvado da agulha utilizada para puxar os pontos), que também originou croc, que em francês tem o mesmo significado. Ninguém tem a certeza de quando ou onde o crochê começou. Segundo os historiadores os trabalhos de crochê tem origem na Pré-história. A arte do crochê, como a conhecemos atualmente, foi desenvolvida no século XVI.
O crochê aparece em quase todos os lugares do mundo, de uma ou de outra forma. Cada cultura tem os seus desenhos tradicionais, que passam de geração em geração. Qualquer pessoa pode fazer crochê,  independentemente da idade. As crianças aprendem os pontos básicos rapidamente. 
 Cod. 3891 - Porta Papel Higiênico Elo - Cor 14 
Podemos classificar os tipos de linha para crochê em três categorias: fios sintéticos (acrílico, nylon, poliéster), fios naturais (bambu, algodão) e fios animais (lã, caxemira). Além de conhecermos os tipos das linhas, devemos levar em conta a variação de peso da linha. O peso da linha que você escolher vai determinar o tamanho da agulha de crochê. Quanto mais espesso o fio, maior a agulha necessária para fazer o crochê.
 linhas
Crochê é uma espécie de artesanato feito com uma agulha especial que possui um gancho e que produz um trançado semelhante ao da malha ou da renda. Pode fazer vários desenhos, dependendo dos pontos empregados, etc.croche
 
Exemplos de utilização de cada tipo de linha:
  • Nylon: Cordões e Bolsas de Mão.
  • Algodão: Capinhas, Pulseiras, Capa de Almofada e Casaquinhos.
  • Lã: Cachecol, Sapatinho de Babê e Blusas.
As agulhas de crochê são a nossa principal “ferramenta de trabalho” e essenciais para um bom resultado. Existem vários tipos, marcas, materiais e medidas diferentes e cada qual com sua utilidade. A utilização da agulha correta para cada trabalho e fundamental, sem esquecer das características de cada crocheteira.
TIPOS DE AGULHAS
 agulhas
 
AÇO INOX/NIQUELADAS
agulha inox
É uma agulha indicada para linhas mais finas. Encontrada em diversas espessuras que correspondem ao diâmetro da agulha em milímetros que e uma medida universal. Conheço as seguintes medidas: 0.6 mm, 0.75 mm, 1.0 mm, 1.25 mm, 1.5 mm, 1.75 mm e 2.0 mm. 
 
Agulhas de Alumínio
agulhas de aluminio
São agulhas indicadas para linhas mais grossas, lãs e barbantes. A numeração também é em milímetros e indica o tamanho da ponta. Conheço nas seguintes medidas: 2.0 mm , 2.5 mm, 3.0 mm, 3.5 mm, 4.0 mm, 4.5 mm, 5.0 mm, 5.5 mm, 6.0 mm e 7.0 mm. No mesmo caso das agulhas em inox pode ser que existam outras medidas mas não conheço e teriam pouca utilidade.
 
AGULHAS DE BAMBU
 conjunto-kit-de-12-agulhas-de-bambu-para_1375115488692_BIG
Este tipo de agulha tem fabricação praticamente artesanal sendo ate difícil de se encontrar no mercado. São usadas para barbantes muito grossos e ate mesmo tiras de tecido de malha principalmente. São pouco usadas mas como eu as tenho e já usei achei por bem citar aqui para que mais pessoas as conheçam.
 
O Catálogo mais completo em cama, mesa, banho e decoração, admira esse trabalho tem produtos diversificados em Crochê exclusivos para você!
Tapetes
Tapete Flora 
Medida 1,30m x 0,90m
  Tapete Flora
Tapete Nilo Bordado
Medida: redondo 1,00m diâmetro
Cod. 3905 - Tapete Nilo Bordado - Cor 5

Tapete Nilo

Caminhos
Caminho de Mesa Encanto 
1 Caminho de Mesa 0,95m x 0,35m ou medida: 1,60m x 0,35m
Cod. 3842 - 3843 - Caminho de Mesa Encanto - Cor 4

Caminho de Mesa Encanto

Porta Guardanapo
Medida: 0,15m x 0,15m
275 - linha croche AI9

Porta Guardanapo Crochê

Acessórios de Cozinha
Picture 412

Acessórios de Cozinha

Consulte sua revendedora Mix Lar, conheça esse e outros produtos no catálogo mais completo em cama, mesa, banho e decoração!

 
 

compartilhe